PF prende homem com 19 quilos de ouro em Mato Grosso
O policial federal de plantão desconfiou do peso excessivo da mala e ficou atento. Ao passar pelo equipamento de raio-X, a imagem de um quadrado preto aparecia no interior da mala. As 43 barras estavam embaladas em papel carbono azul escuro, para dificultar a detecção.
No depoimento prestado na Polícia Federal, o homem_que não teve o nome revelado pelas autoridades_disse que era a primeira vez que fazia o transporte, mas não falou onde havia conseguido o ouro. Ele apenas informou que as barras não pertenciam a dele e que somente as levaria à empresa do ramo mineral para qual trabalha, no município paulista. No entanto, ele não apresentou qualquer documento que comprovasse vínculo empregatício com a empresa, tampouco a nota fiscal das barras de ouro.
De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), para o transporte de ouro, é necessário que a pessoa tenha nota fiscal comprovando a origem do material.
O rapaz foi autuado pelos crimes de receptação e usurpação (por explorar ilegalmente matéria prima da União). Ele pode ser condenado a nove anos de reclusão, além de ser multado.





0 comentários:
Postar um comentário