Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) denuncia Vip Cargo, prestadora de serviços da Gol, ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A terceirizada não reconheceu a cláusula de estabilidade e demitiu o dirigente sindical André da Silva. A justificativa da empresa não convence: enquanto estava de férias, o funcionário participou dos movimentos da última Campanha Salarial, organizados pelo SNA.
Segundo Delso, gerente da Vip Cargo, a demissão foi um pedido da Infraero. Ao ser procurado pelo SNA, o órgão negou essa versão. O mesmo gerente também culpa a Gol pela dispensa de André. Para esclarecer os fatos, Infraero e Gol vão ser chamadas ao MPT para confirmar - ou negar - essa versão.
Empresa descumpre regulamentação profissional
Em 2010, o gerente administrativo da Vip Cargo, João Noleto, se reuniu com o SNA e pediu prazo de três meses para que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) começasse a ser cumprida. A terceirizada obriga seus funcionários a excederem suas horas de jornada na pista, o que além de prejudicar a saúde do profissional, também implica na segurança de voo. Hoje, um ano depois, a irregularidade é mantida.
“Isso apenas demonstra que esse senhor não é uma pessoa séria. Mas tanto a Vip Cargo como a Gol vão ser cobradas judicialmente. Não podemos esquecer que a Gol assinou um acordo no Tribunal de São Paulo, se comprometendo a obrigar suas prestadoras de serviço a respeitarem a CCT e regulamentação profissional”, declara Selma Balbino, presidente do SNA.
Terceiras não podem mais usar SIMARJ
O novo presidente do SIMARJ assumiu compromisso com SNA de combater as irregularidades praticadas pelas empresas aéreas e suas terceiras. Segundo a direção do SNA, as companhias não podem mais usar essa entidade como escudo no descumprimento da regulamentação trabalhista.
Como exemplo da nova postura, o SIMARJ reconheceu na homologação a estabilidade do dirigente sindical do SNA, André Silva. “A partir de agora, a ordem é ‘bateu, levou’. Usaremos todas as alternativas para dar o troco às empresas que tiverem conduta antisindical e que descumprirem a CCT e a regulamentação profissional. Vip Cargo e Vit Solo estão com seus dias contados”, avisa Selma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




Trabalho na vit solo de floripa a um ano, trabalho 8 horas mais uma de intervalo, entro as 14 hs, quando o voo atrasa saimos as 2 da manhã ou até mais quase toda semana, é um absurdo isso, que sindicado é esse.....
ResponderExcluir