A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu realizar uma audiência pública para discutir os Planos de Zoneamento de Ruído (PZR), ou seja, vai colocar em debate as normas sobre o barulho causado pelas operações de aviação nos aeroportos. A ideia é substituir regras estabelecidas em uma portaria de 1987 por normas atualizadas. A decisão de realizar audiência pública sobre o tema está publicada no Diário Oficial da União de hoje.
Conforme informou hoje o jornal O Estado de S. Paulo, a Anac estava pronta para sugerir restrições ao uso do solo em áreas próximas a aeroportos. A ideia é tentar conter a expansão imobiliária em regiões que sofrem com ruídos de aviões. O objetivo é evitar desgastes como os que atualmente ocorrem com Congonhas, na zona sul de São Paulo, cuja vizinhança luta para limitar os horários de operação.
De acordo com informações da Anac, o PZR tem por objetivo estabelecer a representação geográfica da área que sofre impacto do ruído aeronáutico dos terminais aéreos. Segundo a agência, esse instrumento ajuda a promover o desenvolvimento dos terminais em harmonia com as comunidades vizinhas. A Anac explica que um dos principais fatores que estimulou a revisão da metodologia é o avanço tecnológico das aeronaves.
As informações sobre a audiência pública estão disponíveis na página da Anac na internet. Sugestões poderão ser encaminhadas para a agência até o dia 3 de abril.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




0 comentários:
Postar um comentário